junho 28, 2022

A primeira vitamina A de base biológica do mundo inicia testes de aplicação com clientes de cosméticos após a descoberta científica da DSM

A Royal DSM, uma empresa global baseada na ciência e orientada por propósitos, anuncia que iniciou a coleta de amostras de clientes da primeira vitamina A de base totalmente biológica do mundo. Isso ocorre após a pesquisa pioneira dos cientistas da empresa e o desenvolvimento de um processo de fabricação patenteado que foi aperfeiçoado para uso inicial em produtos cosméticos com consciência ambiental.

2022 Notícias e eventos

Kaiseraugst, CH, 28 de junho de 2022

A Royal DSM, empresa global de base científica, anuncia que iniciou a coleta de amostras de clientes da primeira vitamina A de base totalmente biológica do mundo. Isso ocorre após a pesquisa pioneira dos cientistas da empresa e o desenvolvimento de um processo de fabricação patenteado que foi aperfeiçoado para uso inicial em produtos cosméticos ambientalmente conscientes.

A vitamina A é um nutriente essencial para a boa saúde, beneficiando inclusive os sistemas imunológico e digestivo, além de ser um dos compostos antienvelhecimento mais potentes, amplamente utilizado em tratamentos para reduzir linhas finas, rugas, manchas e aumentar a produção de colágeno.

A fabricação de vitamina A em escala foi possível pela primeira vez após uma descoberta científica em 1947 na Hoffmann-La Roche (da qual a DSM adquiriu o negócio de vitaminas em 2003). Hoje, a DSM é a maior produtora mundial de vitamina A, criando o ingrediente vital em uma instalação de última geração em Sisseln, na Suíça, de onde é aplicado em produtos para a saúde humana e animal, em alimentos e rações, bem como nos mercados de cuidados pessoais e cosméticos em todo o mundo.

A pesquisa pioneira da DSM levou a um novo avanço científico, por meio do qual agora é possível produzir vitamina A usando uma cepa de levedura especialmente desenvolvida que converte uma fonte de carbono renovável em vitamina A. O processo inspirado na natureza foi refinado e provou ser escalável graças a uma colaboração global em seis instalações da DSM (Lexington e Columbia, EUA; Delft, Holanda; Grenzach, Alemanha; Kaiseraugst e Sisseln, Suíça). Esse método de produção patenteado totalmente biológico tem o potencial de transformar o setor, proporcionando um grande salto para as ambições ambientais da DSM e dos clientes da DSM nos mercados de cuidados pessoais e cosméticos, alimentos, saúde humana e saúde animal.

Ronald Gebhard, vice-presidente de Biociências da DSM & Process Innovation, comentou: "Percebemos que tínhamos algo revolucionário em mãos quando isolamos pela primeira vez a vitamina A de um bio-banho com um perfil consistente com o nosso processo existente. Nosso novo processo totalmente baseado em biologia depende de matérias-primas renováveis comumente disponíveis e resulta em uma menor pegada de carbono e menos desperdício, ao mesmo tempo em que oferece a qualidade líder do setor esperada pela DSM. Com base no poder da natureza e em nossa própria herança científica, estamos transformando radicalmente a forma como as vitaminas são feitas. Nosso trabalho pioneiro é um testemunho de nossas capacidades científicas e da paixão de nossos cientistas em todo o mundo, que estão se esforçando para criar uma saúde melhor para as pessoas e para o planeta".

A DSM está produzindo inicialmente vitamina A de base biológica para o mercado de cuidados pessoais, onde há uma demanda estabelecida e crescente dos consumidores por ingredientes cosméticos renováveis e de alto desempenho. Os testes de aplicação estão em andamento com os primeiros clientes selecionados e o material representativo está disponível para amostragem antes da produção em escala comercial e do lançamento completo no início de 2023.

Parand Salmassinia, VP de Cuidados Pessoais da DSM & Aroma, disse: "A vitamina A é um dos ingredientes cosméticos mais procurados e confiáveis do mercado e agora poderemos oferecer uma alternativa com vantagens ambientais significativas. Nossa inovação ajudará os clientes da DSM a liderar suas categorias de produtos em sustentabilidade, oferecendo uma contribuição considerável para suas ações de mudança climática e metas de zero líquido. Estamos vendo uma resposta extremamente positiva e esperamos comercializar essa inovação no setor de cuidados pessoais a partir do próximo ano".

A nova vitamina A de base biológica será oferecida juntamente com os produtos sintéticos idênticos aos naturais da DSM, aumentando a escolha do cliente no mercado. A vitamina A tem vários usos e benefícios nutricionais no apoio à saúde humana e animal, e a DSM está desenvolvendo outras aplicações para esses mercados, com testes que em breve estarão em andamento.

Joerg von-Allmen, vice-presidente da DSM, Gerenciamento da Categoria de Vitaminas, explicou: "Até agora, a única maneira de atender à crescente demanda por vitamina A tem sido construir novas instalações de produção química em várias etapas, exigindo mais recursos finitos. O novo processo de base biológica da DSM reduzirá significativamente a pegada de carbono e o desperdício da fabricação de vitamina A, ao mesmo tempo em que produzirá a qualidade superior que os clientes esperam. Daqui para frente, aumentaremos nossa capacidade de fabricação somente por meio de nosso processo de base biológica, usando recursos renováveis. Como defensores da ação climática e líderes nesse campo, esperamos que esse avanço leve todos os fabricantes de vitamina A em todo o mundo a reconsiderar como investirão para acelerar a transição para um futuro mais saudável para as pessoas e o planeta, longe dos processos químicos tradicionais que se baseiam em recursos finitos".