setembro 1, 2017

A DSM lança o SUNSCREEN OPTIMIZER™, uma inovadora ferramenta de simulação on-line para formuladores de proteção solar

O SUNSCREEN OPTIMIZER™ da DSM permite que todos os formuladores de protetores solares desenvolvam produtos com mais eficiência e otimizem as formulações existentes antes de verificar o desempenho do FPS in vivo.

Notícias e eventos 2017

A DSM é líder mundial na fabricação de filtros UV sob sua marca histórica PARSOL®. Hoje, a empresa tem o prazer de anunciar o lançamento público de seu SUNSCREEN OPTIMIZER™. Esse simulador de formulação permite que todos os formuladores de protetores solares desenvolvam produtos com mais eficiência e otimizem as formulações existentes antes de verificar o desempenho do FPS in vivo. Apresentada pela primeira vez no Sunscreen Symposium na Flórida em 16 de setembro, a ferramenta agora está disponível para uso on-line gratuito.

Usados adequadamente, os protetores solares atuais, especialmente na faixa mais alta de FPS, têm a capacidade de proteger até mesmo indivíduos sensíveis contra altos níveis de radiação UV. No entanto, a incidência de câncer de pele continua a aumentar, com entre 2 e 3 milhões de casos de câncer não melanoma e 132.000 casos de câncer melanoma em todo o mundo a cada ano. Na DSM, nosso objetivo é reduzir esses números, maximizando o potencial de proteção solar que salva vidas. Reduzir o tempo e os custos associados à formulação de protetores solares nos leva a dar um passo adiante no caminho para disponibilizar protetores solares mais eficientes para os consumidores em todo o mundo.

Um laboratório virtual in silico na ponta de seus dedos

"Na DSM, acreditamos que há uma necessidade de uma ferramenta de previsão de FPS fácil de usar e confiável que acelere o desenvolvimento de protetores solares e liberte o formulador de preocupações sobre não atender ao briefing de marketing", diz Uli Osterwalder, consultor científico sênior de cuidados com o sol da DSM, . "O recém-lançado SUNSCREEN OPTIMIZER™ permite que os formuladores entrem em um laboratório virtual in silico em seus computadores ou smartphones e comecem a experimentar e otimizar formulações de protetores solares imediatamente."

SUNSCREEN OPTIMIZER™ é capaz de levar em conta os filtros inorgânicos, como o TiO2 e o ZnO, além de considerar as sinergias obtidas pelos filtros poliméricos e os resultados das pesquisas mais recentes sobre a cinética de fotoestabilização e fotoestabilidade. Ele também calcula resultados próximos aos in vivo obtidos com filtros solúveis em água que aumentam o desempenho. Após a incorporação dos dados de fotoestabilidade obtidos com o PARSOL® 1789 (INCI: Butyl Methoxydibenzoylmethane) , a ferramenta on-line também pode ser usada para prever com precisão os valores de proteção UVA .

A ferramenta tem uma interface fácil de usar, permitindo, por exemplo:

• Captura de todas as principais informações em um relance
  • Concomitante comparação de testes para otimização da formulação
  • Compatibilidade total com dispositivos móveis e tablets
  • Personalização do perfil em Configurações
  • Salvamento do trabalho no arquivo do próprio usuário

Alexander Schlifke, Diretor de Desenvolvimento de Produtos Sun Care da DSM, comenta: "SUNSCREEN OPTIMIZERTM permite que os formuladores comparem diferentes ideias de fórmulas lado a lado. Portanto, ele oferece total clareza sobre a contribuição de proteção UV de cada filtro UV individual, fornecendo resultados instantâneos que são o mais próximo possível de seu desempenho em uso normal. Seu algoritmo de cálculo leva em consideração uma ampla gama de critérios de desempenho, incluindo requisitos regulatórios regionais. Essa nova ferramenta calcula não apenas o FPS, mas também outros parâmetros, incluindo os requisitos de solventes e a nova proteção contra a luz azul, que tem sido um tema tão importante recentemente."

[1]  http://www.who.int/uv/faq/skincancer/en/index1.html, acessado em 26 de setembro de 2017.

A ferramenta pode ser acessada pelo seguinte link: www.sunscreen-optimizer.com