julho 4, 2016

Os novos dados da DSM sobre o AMPHISOL® K reconfirmam seu status como padrão ouro em emulsificação robusta

A DSM Personal Care divulga novos dados sobre sua marca líder de emulsificante AMPHISOL® K, que comprovam sua aplicabilidade superior em novas formulações de cosméticos em comparação com tecnologias semelhantes de emulsificação de fosfato de cetil de potássio.

Notícias 2016

Kaiseraugst, Suíça, 04 de julho de 2016 12:00 CEST

A DSM Personal Care revela novos dados sobre sua marca líder de emulsificante AMPHISOL® K, que comprovam sua aplicabilidade superior em novas formulações de cosméticos em comparação com tecnologias similares de emulsificação de fosfato de cetil potássio. As novas descobertas reconfirmam o status do AMPHISOL® K como padrão ouro em emulsificação robusta para formulações de cosméticos.

×

O apelo sensorial dos produtos de cuidados pessoais é hoje, ao lado da eficácia do produto, um fator de decisão extremamente importante. Nesse contexto, as demandas crescentes por formas de produtos multitarefas, como cremes para alfabetos, e por novas texturas de produtos representam novos desafios para os formuladores. Por exemplo, a adaptação de formulações cosméticas para dar uma textura mais leve e proporcionar uma sensação refrescante à pele pode ser obtida com o aumento do teor de álcool. A capacidade de aumentar a concentração de álcool ou caprililglicol também proporciona aos formuladores maior flexibilidade na escolha do sistema conservante de emulsão, ou pode até eliminar a necessidade de um. No caso de formulações cosméticas coloridas de todos os tipos, o produto deve ser capaz de incorporar, às vezes, grandes quantidades de pigmentos como o dióxido de titânio, usado como corante ou filtro UV.

Novos resultados de estudos com o AMPHISOL® K

Os resultados de novos testes realizados pela DSM confirmaram a correlação entre o menor teor de fosfato na forma do produto e a melhor compatibilidade com álcool e pigmentos. A comparação de vários emulsificantes do mercado que usam a mesma tecnologia mostrou que o AMPHISOL® K tem um teor de fosfato de 3 a 84 vezes menor do que os similares. O estudo demonstrou que, com o AMPHISOL® K, concentrações de etanol entre 0% e 15% podem ser estabilizadas na formulação e que o AMPHISOL® K também superou as tecnologias similares do mercado em relação à compatibilidade com pigmentos.

Os resultados dos testes também revelaram que os produtos de mercado que usam tecnologias de fosfato de cetil potássio com os níveis mais altos de fosfato apresentaram separação de fase após algumas semanas, enquanto outros com níveis médios a altos de fosfato apresentaram um aumento drástico na viscosidade ao longo do tempo. Em contraste, os testes com AMPHISOL® K com concentrações de pigmento de até 10% mostraram que a viscosidade permaneceu estável durante o período de teste de três meses em comparação com a concorrência.

O Dr. Jochen Klock, diretor de marketing global de cuidados com o sol da DSM, comenta: "Nossas descobertas recentemente publicadas em uma nova pesquisa fornecem evidências do mecanismo exclusivo do AMPHISOL® K para estabilidade de longo prazo. Essas descobertas mais recentes provam mais uma vez que o AMPHISOL® K é o emulsificante preferido, oferecendo aos formuladores várias possibilidades de desenvolver uma nova geração de protetores solares e formulações de cuidados com o rosto altamente sofisticados, levando em conta também as necessidades sensoriais".

AMPHISOL K - padrão ouro em emulsificação robusta

Usando a tecnologia de ponta conhecida como microscopia eletrônica de transmissão de fratura por congelamento, a DSM visualizou pela primeira vez que o AMPHISOL® K forma de forma única os microdomínios raramente vistos em emulsões, que supostamente estabilizam as chamadas estruturas vesiculares líquido-cristalinas.